domingo, 3 de fevereiro de 2008

Nirvana no Brasil part. 1:

1993, Depois de Fazer do que ele propio consideraria uns dos piores shows de sua carreira Kurt Cobain lider do Nirvana abandonou o pauco engatinhando, era um caminho sem volta de algo de destruição, Kurt Cobain se suicidou em abril de 94 com a corrente saguinea imudada de heroina.

15 anos depois do show do Nirvana no Brasil, é revelado como foi o dia a dia no país de uma das maiores bandas de todos os tempos. Fazem partes dessa historia e misteriosa ampola de injeção, gravações secretas de um estudio carioca e muita loucura na noite de Sao Paulo.

João Gordo -= Foi inesquecivel o negocio, num esqueço jamais, uma parada e tanto!

Alê (Ex-namorada de João Gordo) -= Foi otimo, foi realizar um grande sonho da minha vida.

Gigio (Dono de uma Boate especializada em Rock) -= Eles beberam muito a noite inteira, todo mundo balançou, caiu, ficamos até 8 horas da manhã nesse dia.

Em 93 o Nirvana ja era a maior banda do mundo, "Smells Like Teen Spirit" tocava no planeta inteiro sem parar, os super stars nao sabiam mas tinham contato no Brasil o cantor Punk João Gordo tinha conhecido o baterista do Nirvana Dave Grohl em um festival na Holanda.

Pergunta para João -= E o Dave Grohl ja fazia uns anos que voces se encontraram e tipo, ele te reconheceu e ficou tudo legal?

João Gordo -= Ai ele lembrou, e tal deu um monte de presente pra ele, ai eu conheci a Courtney Love o Kurt Cobain ai eles pow com maior mordomia foi louco. haha (Risos)

Bem louco especialmente pela presença de Courtney Love a temperamental e escandalosa mulher de Kurt Cobain.

João Gordo -= Inclusive ela ficou com ciumes da minha ex-mina ai eu tive que explica pra ela que num tinha nada a ver e tal ai ela ficou bem ciumanda queria pegar a mulher no pau, hahaha.

Alê -= O Kurt, Ele olhou assim "pah" tacou o pedaço de melancia chamou o cara começou a discultir com o cara na minha frente ali do lado e foi muito engraçado.

Disfeita a encrenca ja era hora de cair na noite depois de um show estranhissimo no Morumbi, Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic foram dormir, Kurt Cobain e Courtney Love não.

João Gordo -= Quem tava afim de enfiar o pé na jaca mesmo era os dois lá o casal cara, e realmente enfiaram o pé na jaca até o joelho, haha.

Alê -= Foi uma noite ótima, foi uma noite muito divertida.

João Gordo -= Agente caminhou ate o velho tempo pra uma casa que tinha ali na rua Augusto especializada em Rock, Grunge, Anos 60 essas coisas.

O tal velho tempo ficava onde so resta um terreno onde esta acontecendo uma construção, mas na época ali era um lugar importante que atraia o pessoal de São Paulo que gostava de Rock.

João Gordo -= Agente entrou o dono que é o Gigio que é meu amigo, abaixou as portas e disse que ninguem mais entra, ninguem mas sai.

"Gigio" (Dono da Boate) -= Eles beberam ate cair quase muito, o Kurt bebia muita vodka, muita, muita.

O som era dos anos 60, de Beatles há Surf Music, Kurt era amável por todos, amável mas nunca feliz.

Alê -= Ele sentou do meu lado e perguntou: "O que que voce tem?". Tao bonitinho, ai eu, to com muita dor de estomago, ele me falou: "Putiz dor de estomago eu sei como é, olha mais eu tenho um remedio otimo." Aí ele pegou e sacou isso daki da bolsinha dele, ai eu fui no banheiro como um bom fã, fingi que apliquei o negocio e guardei.

Prupenofilina, é o nome técnico do presente vamos dizer assim que o Kurt deu pra Alê. PRESENTE DE GREGO é um anestézico poderoso parecido com a morfina que pode causar depedencia grave.

Já era de manhã quando Gordo, Alê, Kurt e Courtney dessidiram passear.

João Gordo -= Todo mundo naquele estado e quando nós tava ali na Amaral Gunrgel a Courteney Love viu um traveco mano, um travesti, um negão com um tubinho laranja e tinha muito silicone o cara era todo quadrado com a bundona quadrada, i ela falou "Para o carro, para, para", o cara parou ela desceu e foi la ficou olhando e pegando no traveco, ai ela pegou, sacou do bolço assim tipo uns 300 dólares e deu na mao do cara, ai nessa meu amigo, "Nao, nao faz isso nao é muito dinheiro" ai a Courtney "Pow isso pra mim nao interessa ja ganhei 150 mil dólares hoje 300 pra mim nao e nada".

Era mesmo na poca do lixo que encontramos o jornalista Marcelo Orosco, autor de um livro que analisa a personalidade de Kurt Cobain.

O que que voce acha que ele se sentiu atraido por um lugar como esse, ele veio ver os travestis daqui?

Marcelo Orosco -= O propio Kurt as vezes usava vestidos ali nos shows era mesmo uma coisa de chocar, que dizer de ir contra a convenção, entao quer dizer, tudo que saia fora do certinho, fora do previsto acabava atraindo o Kurt.

O Kurt de vida dupla, se João, Alê e Gigio conheceram o Cobain das festas um engenheiro de som do Rio teve contato com o outro Kurt o lider perfecsionista, enquanto esteve no Brasil, o Nirvana ia a um estudio carioca quase todos os dias.

Bom, esse e o lugar entao o estudio onde o Nirvana tocou no Brazil?
Produtor: Exatamente!

Para a alegria dos detratores de Courtney Love que nao sao poucos da um reforço de uma antiga suspeita a do disco mais conhecido da banda dela o HOLE foi na verdade composto e tocado pelo Nirvana.

Dalmo Beloti - Produtor -= Tudo que eles estavam ensaiando na verdade, acho que entre aspas que estava sendo gravado e tinha coisas que eles tavam gravando que na verdade o Nirvana tocava mais era concerteza pra banda da Courtney Love.

Toca que era Bom ela nao tocava? Voce nao lembrava nenhuma vez?

Dalmo Beloti -= Nao, no momento nenhuma eu ha vi tocar.

E as fitas onde estao?

Dalmo Beloti -= Eles simplesmente pediram pra embrulhar tudo né, ai tudo foi colocado em caixas, e sairam daqui com as caixas nas mãos e ninguem sabe pra onde foi realmente.

Dos três quem ali tinha o papel de liderança, o q que deu pra voce notar?

Dalmo Beloti -= Bom, pelo que eu pudi perceber concerteza o Kurt né, o Kurt era o cara que uma vez gravado, que estavam aqui passavam a musica na banda ensaiada o Kurt viu que acertava os detalhes.

O detalhismo que tambem aparece em um livro inedito no Brasil, Os Diários Pessoais de Kurt Cobain, que a viuva Courtney vendeu para uma editora Americana.
Em um trecho ele decreta "O nome da banda vai ser NIRVANA", depois Kurt Cobain reclama da preguiça de um baterista "Precisamos ensaiar cinco dias por semana", em outra página ele desenha camisetas promocionais do grupo. O outro traço da personalidade do Kurt surje com clareza, a depressao, nos desenhos de horror que ele fazia, nos textos de revolta, em uma declaraçao desesperada "Eu me odeio, Quero morrer".

João Gordo -= Eu achei que ele tava super assim tipo depre, e tinha uma coisa escrita assim na camisa dele
I Hate And Myself I Want To Die (Eu me odeio e quero morrer).

Gigio -= Comentou varias vezes que odiava os relatos que ele nao gostava.

Dalmo Beloti -= Tinha muita pista espalhada assim, deu um estado de meio negativista de as vezes depressao, de as vezes de neolismo de uma negação.

Alê -= Era super esperado, ele era um cara muito depressivo.

O corpo de Kurt Cobain foi encontrado no dia 8 de Abril de 1994 com um tiro na cabeça, ele tinha 27 anos.

by: John Knoxville Cobain

Nenhum comentário: